Saiba tudo sobre o exame Sexagem fetal

A sexagem fetal é um exame que tem como objetivo identificar o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação através da análise do sangue materno, em que é verificada a presença do cromossomo Y, que está presente no sexo masculino.

Esse exame pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação, no entanto quanto mais semanas se tiver de gestação, maior a certeza do resultado. Para realizar esse exame a gestante não precisa de recomendação médica e não deve estar em jejum, sendo até importante que esteja bem alimentada e hidratada para não passar mal no momento da coleta.

Como é feito o exame

O exame de sexagem fetal é feito a partir da análise de uma pequena amostra de sangue que é retirada da mulher, que depois é enviada para o laboratório para que seja analisada. No laboratório são avaliados fragmentos de DNA do feto que estão presentes no sangue da mãe, sendo feita a pesquisa, por meio de técnicas moleculares, como a PCR, por exemplo, para identificação da presença ou ausência da região SYR, que é a região que contém o cromossomo Y, que está presente nos meninos.

É recomendado que o exame seja feito a partir da 8ª semana de gestação para que se tenha maior certeza quanto ao resultado. No entanto, mulheres que tenham sido submetidas a transplante de medula óssea ou transfusão de sangue cujo doador é do sexo masculino não devem realizar a sexagem fetal, uma vez que o resultado pode ser errado.

Como interpretar os resultados

O resultado do exame de sexagem fetal demora cerca de 10 dias para ser liberado, no entanto caso solicitado com urgência, o resultado pode ser liberado em até 3 dias.

O exame tem como objetivo identificar a presença ou ausência da região SYR, que é a região que contém o cromossomo Y. Assim, os dois possíveis resultados do exame são:

  • Ausência da região SYR, indicando que não há cromossomo Y e, portanto, é uma menina;
  • Presença da região SYR, indicando que é cromossomo Y e, portante, é um menino.

No caso de gravidez de gêmeos, se o resultado for negativo para o cromossomo Y, a mãe saberá que está grávida só de meninas. Mas, se o resultado for positivo para o cromossomo Y, isso indica que há pelo menos 1 menino, mas não quer dizer que o outro bebê também seja.

Fonte: Tua Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.